Profissão ingrata: Web Design
Monday 23/04/2012 às 11:32 | Arquivado em: Internet, Web Design

Depois de um post longo e filosófico que quase ninguém teve coragem de ler por ser longo e provavelmente não lerá este tbm, estou eu aqui novamente pra desabafar e discutir sobre um assunto globalizado, a profissão Web Designer.
Esse é um assunto muito polêmico. Até hoje é motivos de brigas e discussões e unfollows nas redes sociais e que chega a me incomodar muito, afinal, uma das lesadas sou eu. – tentarei ser imparcial, I promise ^^

Hoje em dia a internet é terra de ninguém, no momento que você publica um texto, uma imagem, uma música, um video e etc, significa que a partir dali você não tem mais poder nenhum sobre aquilo, significa que você não é mais o dono! Pessoas reblogam, republicam e quando vai ver, ninguém nem lembra mais quem é o autor. Eu acho isso muito errado! Você ao publicar quer compartilhar o seu trabalho e não ser roubado na cara dura, não é mesmo?! Mas é impossível! Pra mim roubar uma arte na internet não é menos pior do que o que os politicos fazem, nem os ladrões. E porque seria diferente? É roubo, é desonestidade

A culpa é do ladrão que dá ctrl+c no seu código fonte? Não! É sua que se contenta com o "na internet nada se cria, tudo se copia", que não corre atras dos seus direitos, que não abre a boca.

Voltando ao foco, hoje em dia todo mundo é web designer!Exemplo Pode visitar quantos blogs você quiser que você vai ver no sidebar ou em algum lugar na descrição do perfil "webdesigner" (Como no exemplo do meu perfil, que não entra no caso pq eu realmente trabalho com isso). Sabe porque? Tornou-se obrigação a blogueira ser também webdesigner, ilustradora, fotografa, modelo,jornalista, etc etc. Claro, é ótimo ter independencia e aprender coisas novas, mas quando se trata desse assunto, profissão, o buraco é mais embaixo.

Um Web Designer capacitado (que também programa) como eu vejo muito nas agências mais profissionais que procuram, ele precisa saber XHTML, CSS (arroz com feijao), PHP, Jquery, Javascript, Photoshop, Flash, Tableless e agora a moda é HTML5 e CSS3. Ah, também não posso esquecer da questão de Usabilidade e Interface.
E agora você me diz : "Ah, então eu sou web designer mesmo, eu sei tudo isso e sou muito foda!" *-*

Ta, beleza.. Mas você realmente sabe tudo isso? Ou você edita um tema base? Ou edita o php do WordPress com algumas includes de plugins? Ou você vai no google e procura plugin de jquery pra você apenas hospedar e adicionar 2 linhas num codigo html? Na boa véi, isso não é ser Web designer. Me julguem (alias, só Deus pode julgar), me odeiem, me condenem, mas essa é a verdade. Não respeito nenhum Web Designer que trabalha usando tema base dos outros.

Stop Plágio

A questão é, você precisa estudar!! Editar temas dos outros não é ser web designer. Por isso que não é pra qualquer um! E por isso que as pessoas que estudam 4, 5 anos pra abrir um Dreamweaver em branco e digitar uma página web inteirinha pira de ver meninas do tumblr editando tema dos outros com copias de outros e se chamando de web designer e o pior.. – para, respira fundo – é estarem fazendo "encomendas" de temas e ganhando dinheiro com isso!! MAI GAD. :medo:

Agora na boa, não é bom você criar um layout pro seu blog, do seu jeitinho e ser reconhecida por isso? Ter suas caracteristicas, seus detalhes.. Por isso que não sou a favor das cópias, por que você ao copiar alguem se limita, limita sua capacidade de aprender, de criar, de dar personalidade ao seu site. Não condeno quem usa plugin jquery da internet, pois muitos programadores disponibilizam de graça e você pode usar sem esquentar a cabeça, mas e os famosos e que todos amam chamados créditos? Dá os créditos pro cara, se coloca no lugar dele, nada mais justo colocar um simples link! Você não vai se cansar em digitar tanto que ele quebrou a cabeça pra programar.

Desde que entrei no tumblr meu blog tem sido alvo de cópias. Meus designs não são aquela coisa de "Meu Deusss, que coisa mais perfeita", não! Mas eu procuro inovar em algum detalhe, em algo diferente que coloco no meu tumblr. Pois lá o plágio come solto. E até as mais simples das coisas copiaram. O hit do momento são os icones de permalink e reblog e as nuvens em movimento

Imagem e desabafo ▼

Dreamweaver vs Bloco de Notas

Então, muitos "Web designers" acham que dizer que fazem códigos no bloco de notas dá status, que ele é tão bonzao que nem precisa de programas! É a mesma coisa que eu falar que eu fiz meu tema no paint, pixel by pixel. Totalmente perda de tempo se você tem um programa que facilita tanto como o Dreamweaver, nele você precisa saber mexer da mesma forma, mas ele é muito mais facil por te poupar de digitar codigos repetidos. Em agencias se você colocar bloco de notas vão rir da sua cara. Nas agencias mais tops usam dreamweaver, então, bloco de notas nao faz voce mais pop, ok?

desabafei e to aliviada.. :gota:

até o proximo desabafo.




Posts Relacionados





5 Comentários em “Profissão ingrata: Web Design”


Isabella Gomes Miranda | 24-04-2012 às 15:21 | Responder

Já vi tantas pessoas se dizerem profissionais nessa área, mas para mim quem realmente pode dizer que é de fato um web designer é aquela pessoa que passou anos e anos estudando e estuda ate hoje, porque querendo ou não é um jogo de quebra cabeça. Meu sonho é um dia poder dizer que de fato sou uma Web Designer, não consigo dizer que sou, porque não me sinto no direito, por isso, ainda espero me formar nessa área. Eu nem uso mais o tumblr, porque eu já vi tantas pessoas brigando lá por códigos que diziam ser deles e na verdade a pessoa que realmente criou estava tão farta dessa briga idiota que nem falava mais nada, porque no fundo, ele foi o verdadeiro criador. Eu já vi tanta briga do tipo, fulano copiou aquilo do meu Tumbr, mas pergunta para a pessoa que acusou de onde foi que ela tirou aquilo? Porque é certeza que não foi ela quem criou e nunca poem os créditos.

Adorei o post.

[Reply]

Patrícia | 24-04-2012 às 16:21 | Responder

Primeiro quero te parabenizar pelo seu trabalho (fui lá no seu tumblr e, ô coisa linda hahsus >.< )
Nossa, lendo seu post eu pude perceber o quanto deve ser difícil seguir a profissão de webdesigner, poxa vida, passar anos fazendo uma faculdade pra depois vim um espertinho de 12 anos viciado em tumblr e se autoproclamar profissional… realmente frustante.
Eu não ouso dizer nada, tudo que eu faço no meu blog é extremamente despretensioso e só um passatempo. Procuro dar créditos até aos blogs que me inspiram, e acho que as pessoas na blogosfera (tumblr e afim) tem que levar as coisas menos a sério, blog tem que voltar a ser aquela coisa descontraída e passatempo, a não ser, claro, quando isso se torna uma coisa profissional, mas muitas vezes podemos ver que é uma coisa "profissional forçada". É como você disse, tem que estudar…
É isso, meu comentário ficou gigante haussush Beijão.

[Reply]

Lena | 25-04-2012 às 19:01 | Responder

ERROR: Cannot quote comment ID #37 as it is from another post and cross-post quoting is currently disabled.

Obrigada pelo comentário Isabella! ^^
No meu tumblr eu procuro sempre dar os créditos, porque pra mim é o básico ué! Usei e vou dar os créditos, pois foi dali que eu peguei! O problema é que as pessoas tem ciumes e pensam que acharam um tesouro e ninguem mais pode usar! Mas eu coloco , por que antes de tudo me coloco no lugar da pessoa!

No caso do meu tumblr, eu não coloquei creditos sobre as nuvens pq eu realmente nao tinha visto outros sites com aquilo e a ideia nem tinha sido minha, e sim do meu namorado, dai eu fiz a imagem das nuvens e o codigo da animação! Depooois que eu fui ver q sim, ja existiam alguns sites internacionais com nuvens, mas que eu nunca tinha visto na vida. Acontece isso as vezes. Mas no tumblr não existia e tipo.. o código era o mesmo, copiaram e trocaram o url da imagem por outra! Eu esquento a cabeça sim pq acho uma sacanagem copiarem o algo que eu criei! Mesmo quando é algo semelhante eu não vou dar ctrl+c, eu crio da minha maneira para obter tal resultado. Eu quando vejo algo e gostaria de ter semelhante eu procuro na internet, em ultimos casos até pergunto ao dono do blog. Tumblr é mesmo complicado! Mas como disse no post, o que não deve é se conformar com o que é errado. :) foi isso.

[Reply]

Mari Mendes | 26-04-2012 às 23:53 | Responder

Que post maravilhoso!
A grande verdade hoje em dia é que se inspirar virou cópia, e o pior: ninguém credita!
Como se creditar fosse algo tão difícil, basta colocar um link. Realmente, começar editando bases é um começo, mas tem muita coisa pra aprender. Assim como eu, eu quero seguir essa profissão e estou aprendendo desde cedo pra daqui a uns bons anos fazer uma faculdade e me formar nisso. O Tumblr tem me deixada muito decepcionada, vejo pessoas pegando coisas dos outros, mudando os links e colocando sem nenhum crédito. Vejo coisas que eu já fiz em meus temas passados, em temas atuais sem nenhum crédito ou consideração. Posts, imagens, resources e tantas outras coisas que acho que até ocê já sabe porque plágio tá virando hábito.

É triste demais ver pessoas que pegam códigos no Código fonte! x_x Fala sério! O mais legal de tudo é você ralar pra conseguir fazer algo, e no fim das contas ver que valeu a pena!

Enfim, também sou contra o plágio e sou a favor de que a criatividade flua em todas as mentes, rs.

Beijos Lena,
Mari.

[Reply]

bruna leticia monteiro santos | 15-09-2012 às 15:27 | Responder

eu quero gravar para ir a internet agora no web

[Reply]


Comentar